segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CALOURADA DA PEDAGOGIA UECE

CALOURADA DA PEDAGOGIA UECE

No dia 18 de dezembro de 2009 ocorreu a tão desejada calourada do curso de pedagogia da UECE. A mesma aconteceu no espaço do Elefante Branco dentro do campus do Itapery. Há muito tempo o curso de pedagogia não tinha uma calourada e essa era uma reivindicação dos estudantes, é tanto que para os árudos momentos de construção do evento o centro acadêmico não se encontrou só nesta empreitada, contamos com o apoio e os braços, ideias de alguns estudantes da base, dando assim à calourada, de fato, a cara do curso de pedagogia. Tudo foi construído da forma mais democrática possível. Mobilizamos os estudantes para compor a organização do evento e temos a clareza que sem eles não conseguiríamos.

A temática da calourada era: Do lúdico a Militância. Apresentaram-se as bandas do próprio curso! Destacamos aqui as bandas Gamei (Pagode) e Versos & Canções (Pop Rock), ambas com seu estilo próprio, mas de uma excelência impar, detalhe: a calourada lotou! Contamos com a presença de um Dj, e de uma decoração instigadora para o campo da luta, configurando-se através de cartazes com algumas palavras de ordem, tais como: POR 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO, PELA AMPLIAÇÃO E RENOVAÇÃO DA BIBLIOTECA, VIVA A DIVERSIDADE SEXUAL, ABAIXO ÀS OPRESSÕES. Além de uma bandeira do movimento homossexual e de uma faixa contra a repressão no campus e a favor de um modelo de segurança que não é este que está sendo imposto em nossa Universidade a nós.

Por fim, sabemos que através de uma imposição da reitoria da UECE, as calouradas agora têm que acabar as 22h pontualmente, assim ceifando toda forma de socialização entre os estudantes. Decidimos então, logo após nossas tentativas de dialogar com a repressão que veio a mando do REI-tor da UECE, nos manifestar contra essa ditadura e puxamos palavras de ordem e politizamos mais ainda nossa calourada, ou seja resistimos, porque da Luta não nos retiramos. Fomos a outro espaço da universidade continuar nossa “confraternização” e reivindicamos nossa militância dentro da Universidade e dos estudantes, contra toda essa apatia que está aí estampada na cara de alguns estudantes que não vêem mais a universidade como um espaço amplo. Dessa forma acreditamos que esse foi um momento em que demos um salto e mostramos que juntos podemos sim construir um nova universidade e um novo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário